A diferença entre acidente e incidente na segurança do trabalho

Atualmente, segurança no trabalho é um tema trabalhado e disseminado em todo o mundo, ultrapassando fronteiras, mesmo que ainda em estágios diferentes em cada continente.

Independentemente do porte da organização, esse assunto é destaque na rotina de qualquer empresa, visto que a responsabilidade social e a preocupação com o bem-estar dos funcionários e de seus familiares são assuntos muito discutidos.

É fato o destaque dado ao Brasil no que concerne à incidência de doenças ocupacionais e ao número de acidentes de trabalho.

As estatísticas da Organização Internacional do Trabalho (OIT) comprovam essa condição desagradável que nos coloca, sistematicamente, entre os países que mais registram acidentes de trabalho no mundo, posição que poderia ser ainda pior se todos os acidentes ocorridos fossem notificados e se o universo de trabalhadores abrangidos pelas estatísticas não estivesse aquém da força de trabalho realmente existente no país.

Vejamos como se faz a diferença entre acidentes e incidentes

Acidente do trabalho não é programado, ele ocorre pelo processo laboral e pode provocar algum tipo de lesão corporal ou perturbação que traz consequência no qual o trabalhador possa reduzir ou perder sua capacidade temporária ou permanente do trabalho.

Incidente é um evento não planejado, mas que pode sim levar a um acidente.

Para que seja mais bem entendida a diferença de acidente e incidente vamos analisar uma situação:

Suponhamos que um trabalhador tenha de levar uma caixa com equipamentos a um determinado local e, para tanto, ele precisa subir escadas.

Próximo ao local, o funcionário escorrega e deixa a caixa cair. No entanto, nada aconteceu, nem com as ferramentas, nem com o trabalhador. Houve então um incidente, pois nada ocorreu ao indivíduo e ao material.

Agora, se, por ventura, esse mesmo trabalhador, ao subir as escadas escorregue, caia e sofra uma lesão na perna e que com a queda alguma ferramenta seja danificada, aí sim, ocorreu um acidente.

Pode ocorrer também acidente impessoal, no qual não há existência de vítima, apesar de local apresentar danos materiais visíveis; acidente de trajeto é sofrido pelo trabalhador no itinerário entre a sua residência para o local de trabalho ou vise versa, indiferente do meio de locomoção usado; acidente com lesão, qualquer anormalidade indesejada que converte em lesão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − 9 =