Inspeção em acessórios de içamento: sua segurança vale mais!

Acessórios de içamento de cargas são de extrema importância para o dia a dia das indústrias e fábricas, afinal, são eles que permitem a movimentação de produtos e materiais de peso muito elevado e como todos equipamentos sofre desgaste e é necessário fazer a  inspeção periódica em acessórios de içamento de cargas.

O que é inspeção de acessórios?

A inspeção em acessórios de içamento de carga é focada em identificar possíveis desgastes nos acessórios que compõem as máquinas usadas para içar cargas.

Os acessórios que estão presentes em grandes maquinários são: cabos de aço que servem para içar a carga, laço de cabo de aço, que é um componente usado juntamente com o cabo, lingas da corrente usadas normalmente entre os cabos e laços, cintas de poliéster quem tem a finalidade de segurar os equipamentos, dando suporte no momento do içamento.

Esses acessórios por estarem em contato direto com maquinário pesado podem apresentar fissuras e modificações no seu funcionamento.

Ferramentaria: Por que o controlar ferramentas?

Os valores investidos em ferramentas pelas empresas são a cada dia mais relevantes.

O controle de ferramentas tem uma importância muito maior do que simplesmente o custo direto de aquisição. O custo de um empréstimo realizado sem controle e critério pode trazer ao usuário riscos de acidentes. Estes custos são infinitamente maiores.

No dia a dia das empresas é normal que ocorra a deterioração do ferramental. Este desgaste é natural e ocorre por conta, não somente pela utilização do dia a dia, mas da utilização inadequada da mesma. É fundamental, para qualquer empresa, a busca de resultados, pois dele depende de sua permanência e destaque no mercado.

Para o gerenciamento adequado de uma ferramentaria é necessário que seja manipulada um grande volume de informações, entre elas, indicadores, controles, relatórios e mapas, etc.

Para isto, o uso da informatização por meio de um sistema de gerenciamento torna o planejamento mais prático e ágil, além de trazer maior confiabilidade na obtenção das informações. Desta forma percebemos que um controle informatizado possui vantagens, se comparado ao controle manual.

Algumas das principais vantagens:

Redução de custos

A redução de custos, produtividade e qualidade, são fatores que influenciam diretamente no produto final, colocando qualquer empresa em posição competitiva. A busca constante por atingir excelentes níveis nestes fatores passa por diversas questões, desde políticas de gestão de qualidade, passando por análises de sistema de produção, chegando inclusive a manutenção da produção, entre outros fatores estratégicos.

Quando a manutenção é planejada de forma adequada, obteremos melhores resultados, como a disponibilidade do ferramental, diminuição dos custos diretos e indiretos, bem como maior vida útil.

Com a utilização de um sistema informatizado, é possível obter a qualquer tempo, com agilidade e precisão, um levantamento atualizado e integrado, quanto está custando, pois, o uso do sistema informatizado integra a manutenção de forma automática.

Desta forma a extração de dados confiáveis de forma ágil torna-se uma ferramenta de grande importância estratégica nas mãos da gerência e chefia, que poderão com estes dados realizar análises e planos estratégicos para a otimização da utilização de recursos, extraídos automaticamente e que poderão influenciar em tomadas de decisões que resultaram em redução de custos e maior aproveitamento dos recursos.

Controle de recursos de ferramental: um sistema informatizado

Poderá a qualquer tempo disponibilizar uma previsão de disponibilidade ou falta de ferramentas e insumos em determinado período solicitado, de forma que poderá avaliar precisamente se os recursos são suficientes ou até mesmo excedentes. Com esta informação em mãos poderão ser tomadas decisões inclusive relativas aos suprimentos sobre necessidades de novas aquisições.

Além disto, através de recursos disponíveis podem-se verificar os níveis de eficiência e produtividade de cada usuário, através do controle de ordens de serviço executadas.

Através de emissão de relatórios é possível realizar uma previsão do número de ferramentas e insumos que haverão de estar disponíveis em determinado período de forma a garantir a execução das manutenções, mas evitando que haja desperdícios ou peças sobressalentes em estoque. Desta forma, poderá ser feita uma projeção de compras e de custos, possibilitando um gerenciamento eficaz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − 4 =