Inspeções de segurança: o que é e como funciona?

As inspeções visam detectar as possíveis causas que podem resultar em acidentes de trabalho, criando medidas que eliminem os riscos de incidentes. O funcionário é de responsabilidade da empresa e por isso a mesma deverá focar em medidas preventivas para evitar possíveis danos. A inspeção é um dos procedimentos mais importantes para identificar os riscos no ambiente de trabalho.

As inspeções de segurança buscam identificar:

  • Métodos de trabalho inadequados

Que pode decorrer do uso de equipamentos perigosos, usabilidade incorreta das ferramentas de trabalho por falta de treinamento e ausência de equipamentos de proteção, como capacetes e viseiras.

  • Riscos ambientais

O descarte incorreto de itens, como pilhas, baterias que ocasionam na poluição do meio ambiente e contaminação da área onde a empresa está inserida.

Quais são os tipos de inspeções de segurança?

Inspeção oficial

É feita pelos órgãos governamentais do trabalho ou empresas de seguros. A empresa deverá atender a todos os requisitos de controle de segurança e saúde e informar os órgãos que a fiscalizam.

Inspeção periódica

São aquelas feitas de tempos em tempos e visam detectar possíveis anormalidades no ambiente de trabalho, como condições inseguras para o trabalhador. A inspeção pode ser feita também em máquinas e equipamentos verificando a vida útil e seu correto funcionamento.

Inspeção especial

Essa busca identificar riscos presumíveis que precisam de profissionais gabaritados para realizar testes em equipamentos. É uma inspeção minuciosa de aparelhos que possam apresentar riscos à saúde do trabalhador, como por exemplo, um ar condicionado que faz um barulho alto e constante ou que emite poeira que pode vir a prejudicar o sistema respiratório do trabalhador.

Inspeção parcial

Como o nome já diz é uma inspeção que se limita a apenas algumas áreas da empresa ou cargos, como o funcionamento correto de máquinas específicas de um setor.

Vantagens da inspeção de segurança

Economia

Por causa da manutenção proposta pelas inspeções de segurança, os danos nos equipamentos são identificados de pronto e é indicado se deverão ser trocados ou apenas consertados, sendo assim, não haverá o prejuízo da empresa ficar com os funcionários parados por causa do mau funcionamento do maquinário.

Segurança

A segurança que a inspeção dá ao trabalhador é outro ponto positivo. A empresa que zela pelo ambiente de trabalho e pelos materiais de proteção dos seus funcionários ajudará a evitar possíveis acidentes e danos físicos à saúde e segurança deles.

Premeditação

Premeditar os acidentes que podem vir a acontecer em decorrência do mau funcionamento das máquinas, mau uso dos equipamentos, falta de treinamento pode ajudar a empresa a entender onde está errando e os pontos que precisam ser melhorados.

Custo-benefício

Ao fazer as inspeções de segurança, a empresa estará economizando em trocas totais de equipamentos e evitando que o funcionário sofra acidentes e fique afastado, por isso, o custo-benefício vai muito além do valor monetário, mas sim na qualidade de vida do empregado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 4 =