NR-12 Norma Regulamentadora de máquinas e equipamentos: guia prático!

Segundo a revista CIPA, somente entre 2011 e 2013, uma média de 12 trabalhadores foram amputados por dia em virtude de acidentes com máquinas e equipamentos no Brasil. Isso demonstra que falta treinamento para o correto manejo de máquinas e equipamentos, tanto de pequeno porte quanto grande.

Muitas empresas não investem em segurança do trabalho e depois sofrem como afastamento de seus funcionários, prover treinamentos de utilização de máquinas para seus funcionários é dever da empresa, por isso é necessário que haja investimento em cursos, como o curso NR12.

O que é NR12?

NR-12 é a Norma Regulamentadora quem garante que as máquinas e equipamentos utilizadas pelo trabalhador no exercício de sua função estejam seguros para o uso. Ela foi criada em 1978 pelo Ministério do Trabalho como forma de regulamentar e controlar o uso de grandes maquinários.

A NR-12 exige que sejam consideradas as medidas de proteção coletiva, administrativas ou de organização do trabalho e de proteção ambiental. Os principais objetivos é a segurança do trabalhador ao operar máquinas e equipamentos de diversos portes.

Quais são as máquinas e os equipamentos de riscos?

Prensas

As prensas mecânicas são utilizadas para corte de materiais diversos. Seu movimento rotativo é transformado em linear e por isso pode causar a prensagem das mãos e dedos dos trabalhadores que não possuem treinamento para operar a máquina.

Injetoras

As injetoras funcionam com o sistema de fechamento da placa com o ajuste de altura do molde, por isso há o perigo de esmagamento ou cortes que são causados movimento de abertura da placa.

O que mais causa acidentes?

Falta de equipamento de segurança

O não uso de equipamentos de segurança pode dificultar o manejo das máquinas. É necessário que o funcionário esteja equipado com óculos de proteção, viseiras, luvas, mangotes, capacetes, botas, cintos de segurança e cinturões, de acordo com o grau de risco da função que ele exerce.

Máquinas sem proteção

As máquinas mesmo desligadas devem estar protegidas para evitar acidentes, algumas, quando fora de uso, necessitam estar com uma lona em cima ou desligadas da tomada.

Falta manutenção

Se tratando de máquinas, é necessário que ocorra a manutenção de acordo com o prazo especificado pelo próprio fabricante. Alguns equipamentos precisam de manutenção periódica como forma de impedir acidentes.

A importância do treinamento

O treinamento da NR-12 é muito importante pois ajuda a empresa analisar os riscos associados com cada máquina e equipamento e identificar as proteções específicas contra cada um deles. Questões como o uso de cada proteção e sua importância, o que deve ser feito em caso de desgaste de equipamento, funcionamento do sistema de bloqueio da máquina, sinalização de segurança, noções básicas de primeiros socorros, entre outras, são responsabilidades da empresa.

Vale lembrar que o bem estar e a segurança do trabalhador é de responsabilidade da empresa e que o empregado é o bem mais precioso que uma organização possui, por isso é preciso investir em treinamentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 − 4 =